O Minho Access Point (MAP) é um portal de dados abertos concebido para facilitar o acesso a informações sobre transportes e mobilidade promovido pela Associação Quadrilátero Urbano abrangendo os municípios de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão mas também as CIM do Ave e do Cávado. Esta iniciativa visa promover a intermodalidade, melhorar a atratividade dos transportes públicos e permitir um planeamento de viagens mais eficiente. A implementação do MAP pretende aumentar a comodidade na utilização dos serviços de mobilidade, garantindo a integração eficiente dos diferentes meios de transporte, bem como o planeamento integrado dos territórios.

O portal de dados abertos do MAP pretende tornar a informação sobre mobilidade mais acessível e útil no dia a dia dos munícipes e dos decisores públicos. Esta transparência não só facilita a organização dos territórios como promove o aumento da eficiência dos transportes públicos e o planeamento e uma melhor articulação entre diferentes modos de mobilidade. Além disso, ao permitir o acesso livre a estas informações, o portal incentiva a participação ativa da comunidade na identificação de necessidades e na sugestão de melhorias, promovendo um modelo de cidade mais conectada, funcional e orientada para o bem-estar dos seus habitantes.

Do ponto de vista técnico, o MAP assenta em tecnologias open source e dispõe de uma arquitetura web escalável, garantindo a interoperabilidade com outras plataformas através de uma API segura e controlada. Esta API atua como intermediária na comunicação entre os diferentes sistemas de mobilidade, permitindo a integração dos dados com o Ponto de Acesso Nacional (NAP).

Ao agregar e partilhar estes dados, o MAP reforça a transparência, melhora a experiência dos utilizadores e impulsiona o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma mobilidade mais eficiente e sustentável no Quadrilátero Urbano.